Rua Uruguai, 85 - Santo Antonio
Capivari - São Paulo - CEP 13360-000
0800 7703366
vendas@sintetica.com.br

 Nitrato de Prata Bastão 5%
Nitrato de Prata


Ações terapêuticas: Germicida

Indicações
Ação germicida - uso oftálmico: para prevenção da oftalmia do recém-nascido causada geralmente, pela infecção por neisseria gonorrhoerae adquirida na passagem pelo canal do parto. Neste caso, a solução de AgNO3 a 1% pode ser empregada depois do nascimento instila-se 1 gota em cada saco conjutival e após 1 minuto, lava-se com solução isotônica que precipita e arrasta o AgNO3, o que detém a ação irritante (método de Crede). Atualmente outras drogas não irritantes são utilizadas, como os antibióticos, com igual eficácia. Nas granulações exuberantes das feridas (nervos cutâneos, verrugas, fibrosas, queratose) pode se usar lápis de AgNO3 fundido, que deve ser aplicado previamente umedecido. Em fissuras, ulcerações mucosas e feridas que não cicatrizam pode-se usar o AgNO3 a 10% e mesmo a 20%, aplicando a cada 3 ou 7 dias com um cotonete impregnado na solução.
O Nitrato de prata tem ação anti-séptica e adstringente em baixas concentrações. Sua ação germicida decorre da desnaturação das proteínas bacterianas pelos íons de prata. É usado nas concentrações de 0,1 a 0,5% em ulceras e queimaduras em solução aquosa a 1% para o tratamento de herpes simples e genital. Em concentrações maiores, de 5 a 10% tem ação caustica e é usado para tratamento de verrugas.

Propriedades
Os sais de prata são potentes germicidas decorrentes da desnaturação das proteínas bacterianas pelos íons de prata. O AgNO3 destrói a maior parte dos germes rapidamente numa concentração de 1%. Em sua ação coagulante das proteínas pode ser irritante, adstringente ou caustico, conforme sua concentração.

Bibliografia
Batistuzzo, J.A de Oliveira. Formulário Medico – Farmacêutico 2a ed.